Continuando a viagem de navio pelo Caribe, saímos de Cartagena às 14h00 e no dia seguinte bem cedo antes do nascer do sol estávamos entrando no Canal do Panamá.
Acordei bem cedo, não queria perder nenhum detalhe da travessia, para mim esse foi o ponto alto dessa viagem, pois tinha muita vontade de conhecer toda a estrutura dessa engenharia que liga os 2 oceanos, Atlântico e Pacífico.
Esse atalho facilita muito o comércio marítimo, se não utilizar o Canal do Panamá, a embarcação leva em torno de 2 semanas para ir de um oceano ao outro e as condições no extremo sul do continente não são nada fáceis de navegar, pelo Canal do Panamá a embarcação leva em torno de 8 a 10 horas para passar de um oceano ao outro.
Um pouco de história:
A França começou a construção do Canal em 1880, mas depois de muitas mortes, mais de 22.000 operários, por causa de terremotos e doenças tropicais como a malária e a febre amarela eles a abandonaram.
Em 1903 os EUA assumiram as obras e as finalizaram 10 anos depois em 1913, mas a 1ª travessia aconteceu no começo de 1914.
Os EUA administraram o Canal até 1999, que antes era território da Colômbia, agora a administração é feita pelo Panamá.
Toda embarcação que faz essa travessia paga uma taxa (pedágio) que pode variar de acordo com o tipo de embarcação e a carga.
Como funciona o Canal do Panamá?
O Canal tem 82Km de extensão e como tem diferença de nível de um oceano para o outro (o Pacífico fica em um nível maior que o Atlântico), a travessia é feita por eclusas (comportas) em que a água funciona como elevador.
Para ir do Atlântico para o Pacífico, o processo é de subida, a água entra através de poços do piso e eleva a embarcação até a próxima eclusa até chegar ao nível do Pacífico.
A volta é o oposto, a água sai para descermos ao nível do Atlântico, como se fossem degraus.
Dica:
Se você não tiver a oportunidade de fazer a travessia em um navio e estiver em Cólon no Panamá, é possível fazer este passeio em barcos turísticos.
Bom, depois de ter tido essa experiência única e de ter podido conhecer essa maravilha da engenharia, fomos para Cólon e ficamos apenas 3 horas, zarpamos às 20h00 para a próxima parada.
Não perca o próximo post dessa viagem.
Nunca deixe de sonhar e viajar.
Andréa Souto de Brito
Comments